quarta-feira, 6 de junho de 2012

Planeje-se

The Lovers Are Losing by Keane on Grooveshark


Há de se pensar na vida. Sempre há, é uma prática comum e natural. Ao invés de viver, a gente tem feito isso, planejado, procurado, estudado as ações, colocado na balança o que é e o que não é útil, essencial e necessário pra nossa felicidade. Mentira. No fundo acho tudo isso uma bobagem, mas, enfim e mesmo assim, tenho dois planos.

O primeiro plano trata-se de trabalhar. É, trabalhar, crescer no mercado de trabalho que eu escolhi. Claro que antes disso vem a escolha da área a atuar, e antes disso ainda, vem uma série de questionamentos se é ou não conveniente fazer aquilo que eu escolhi, e se também tudo isso é viável. Certo, imaginamos que seja.

Mas e viver? Sejamos “adultos”, vamos deixar aquela guitarra de lado, vamos guardar aquelas anotações na gaveta, não vamos àquela conversa à toa de bar entre velhos amigos. Tem trabalho a fazer, não tem tempo pra desperdiçar, e pensar nos lucros futuros não é nada mal, não? Aquele carro, aquela casa, aquele futuro que tanto se quer. Tudo que sair disso é supérfluo e atrapalha.

O suor de agora vai me render bons números depois, não é? Procuramos, ainda, aquele velho sonho americano, de crescer na vida, superar dificuldades, ter bens e serviços, não ser um perdedor, não se tornar um loser.

Meus filhos não gostarão de serem levados à escola com um carro antigo que, apesar de ter laços afetivos e uma história, sejam inferiores ao modelo novo do pai do coleguinha. Eles não gostarão dos seus colegas chamando seu pai de loser. Doa a quem doer, evitemos isso, e vamos mostrar desde cedo aos nossos filhos que eles devem ser vencedores.

Pronto, vida feita, agora é colher os frutos do suor, trabalho, dedicação e empenho. Afetivamente, encontrar alguém disposto a contribuir pra isso, mas que esteja indo na mesma direção, e que ela não seja um incômodo no meu modo de traçar essa felicidade toda.

O segundo plano? Esquece as linhas passadas, esquece essa idiotice toda. O segundo plano é eu estar contigo, pois isso me faz feliz e dá força pra procurar o que realmente me faz feliz. O resto? O resto que se ajeite. O resto se ajeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário