quarta-feira, 14 de março de 2012

(In)limite

Emotion Sickness by Silver Chair on Grooveshark

Olhou no espelho o rascunho do que um dia tivera sido. Lembrou o que acontecera naquele fim de tarde, onde, o mundo a sua volta parecia não existir mais. As paisagens, borradas, eram um conjunto de coisas desconectas e abstratas, e o que se sentia era um misto de vertigem com dor.

Não focava o olhar, não sentia o amargo na boca, ouvia distante e com atraso o barulho constante da indiferente cidade, passava a mão nas paredes na tentativa de fazer ligação entre o seu mundo e o que o rodeava, mas não conseguia.

O que só conseguia sentir com definição era um vazio tão contraditório que apertava o peito, que queimava a alma e dominava qualquer pensamento, qualquer revés, qualquer alternativa.

Em um minuto de lucidez pensou... E assim lembrou que saiu daquele bairro onde estava a casa\palco do que acreditava ser a sua última discussão. Desacreditado por si mesmo, sem esperanças e atormentado, acelerou seu carro até se perder e bater em um obstáculo qualquer.

Foi o suficiente para abandonar o veículo. O cenário com tons de desespero: fumaça, vidros quebrados, um pouco de sangue e passos cambaleantes. Não havia dor exterior, nem adrenalina, nem nada. Seguiu jornada rumo a sua casa, agora entrando em uma das apáticas avenidas que o cercavam.

Não olhou pros lados ao atravessar, não pensou em qualquer um dos muitos carros que atônitos desviavam e quase provocavam estragos em efeito bola de neve. Mesmo assim, parecia indiferente a tudo, a qualquer consequência, e por sorte ou azar, chegou ao outro lado.

Atalhou por um beco arriscado e escuro, lar de drogas, roubos, prostituição e de pessoas más intencionadas que nada tinham em comum com o seu perfil. Não olhou pra ninguém, nem por precaução nem por qualquer tática, e sim por indiferença. Mas todos olhavam com interrogação para aquela imagem despedaçada e não encontravam sentido.

Faltava passar a ponte e andar mais poucos minutos para chegar à sua solitária morada. As poucas luzes artificiais daquela noite escura ofuscavam qualquer passo e ajudavam a tornar aquela pessoa ainda mais anônima na sua obscuridade. Ao andar pela ponte, com passos bambos, olhou várias vezes para baixo, se debruçou nas grades, sem saber definir ao certo altura e distância entre solo e água. Continuou.

Enfim chegou em casa, depois de um dia que não queria terminar. E a retrospectiva de suas horas chegava ao fim. Retomou a consciência e lá estava no banheiro, onde estendeu os punhos, cheios de cicatrizes de outros tempos, até a água que depois levaria ao seu rosto. Respirou fundo, voltou a olhar no espelho um rosto quase desconhecido, aquele mesmo rascunho em ruínas do que fora um dia. Abriu a gaveta e, repetindo a postura que tivera desde as suas conclusões, resolveu não tomar só um comprimido, e sim todo o frasco.

Veio uma nova queda, com o corpo caído no chão e tudo se tornando branco até desaparecer...
Não havia sido uma discussão conclusiva, no entanto, e ao contrário do que pensava. E cinco minutos depois da queda a outra pessoa, a outra metade dos fatos, estava lá para reparar as coisas, dizer que acreditava em algo maior, que a dor seria superada, que embora não importasse o tamanho dos problemas, eles seriam ultrapassados.

Ainda sem saber o que acontecia, acordou no mesmo branco que havia sucumbido, porém com ações técnicas de enfermagem, em um leito de vida, e não de morte. Olhou pro lado e viu a pessoa que foi (antes de mais nada) dizer horas depois do que seria o último ato de desespero de ambos, que nada estava acabado e que juntos trilhariam os obstáculos que o mundo estava por proporcionar, porém, lá, acabou por pegar nos braços um semi-nada, que socorreu até quase tudo estar acabado.

Mas não estava. Ao despertar, ainda que confuso, viu, sentado no canto daquela sala clara, um rosto assustado, mas com um presente sorriso de alívio e sua quase alegria. E tudo voltou a ter sentido, e a vida voltou a se tratar não de desistir, e sim de cair, levantar e se arriscar uma vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário